As produções do
Educar+te são resultado das experiências com evangelização espírita que cada um dos integrantes do grupo possui e dos estudos e conversas que a equipe mantém semanalmente sobre temas relacionados à educação.
A partir de 2017, surge a proposta de estruturar ainda mais esses encontros de estudos de modo a transmiti-los ao vivo pela internet. Além de disponibilizar um outro formato de conteúdos e ideias, as sessões transmitidas são uma forma de permitir que mais pessoas participem desses "mergulhos" no campo da educação e que o diálogo entre educadores/evangelizadores ganhe força.
QUARTO MÓDULO
A "quarta temporada" do grupo de estudos do Educar+te é um intenso desafio. Tratando do tema
Criatividade, os estudos provocam novos olhares para a prática educacional e de evangelização além de colocar à prova todos os padrões que a equipe criou e adotou para realização dos estudos. Bom, ao menos a ideia de encontros semanais foi mantida (por enquanto!). O ponto de partida dos debates é a obra
Um 'TOC' na Cuca: Técnicas para quem quer ter mais criatividade na vida, de Roger Von Oech (Cultura). Confira os vídeos dos encontros na
playlist da quarta temporada ou através de cada um dos links na lista abaixo:
OECH, Roger Von. Um TOC na Cuca: Técnicas para quem quer ter mais
criatividade na vida. São Paulo: Cultura, 1983.
| |
[Estudo IV] #11 - Um 'toc' final
[07/11/2018] Seções finais da obra / Revisão Geral / Estudo de 'Cases'
|
|
|
| |
[Estudo IV] #10 - Eu não sou criativo
[31/10/2018] A escassez de papel higiênico / Auto-estima / As duas rãs
|
|
|
| |
[Estudo IV] #09 - Não seja bobo
[24/10/2018] Cenas de Câmara Indiscreta / Vantagens da adaptação / Pensamento grupal / O bobo / Os bobos e as normas
|
|
| |
[Estudo IV] #08 - Isso não é da minha área
[17/10/2018] A célula solar / O capacitor azul / Atravessando fronteiras / Territórios de caça...
|
|
| |
[Estudo IV] #07 - Brincar é falta de seriedade
[10/10/2018] O momento da concepção / Brincar e aprender / Brincar e rrabalhar / Um ambiente divertido / O ponto de apoo de Moebius...
|
|
| |
[Estudo IV] #06 - É proibido errar
[03/10/2018] Acertos e erros / Apostar no acerto / Uma lógica diferente / Erros como pontos de apoio...
|
|
| |
[Estudo IV] #05 - Evite ambiguidades
[26/09/2018] Pensando ambiguamente / Humor / Paradoxos / Heráclito...
|
|
| |
[Estudo IV] #04 - Seja prático
[19/09/2018] Nosso canteiro germinativo / E se? / O ponto de apoio / Lixo engraçado / Seja prático...
|
|
| |
[Estudo IV] #03 - Siga as normas
[12/09/2018] Padrões / Desafiando as regras / Seguir as normas / O fenômeno Aslan...
|
|
| |
[Estudo IV] #02 - Isso não tem lógica
[05/09/2018] Pensamento difuso e pensamento concreto / Quando o estranho fica familiar / O processo criativo...
| |
| |
[Estudo IV] #01 - A resposta certa
[29/08/2018] Rompendo os bloqueios mentais / Levando um Toc / Buscando a segunda resposta certa...
| |
TERCEIRO MÓDULO
A "terceira temporada" do grupo de estudos do Educar+te manteve os encontros semanais para conversas e reflexões. O ponto de partida dos debates foi a obra
A evangelização mudando vidas de Lucia Moysés (Ed. EME). Confira os vídeos dos encontros na
playlist da terceira temporada ou através de cada um dos links na lista abaixo:
MOYSÉS, Lucia. A evangelização mudando vidas. Capivari/SP: EME, 2013.
| |
[Estudo III] #15 - Revisão e Destaques
[13/07/2018] Revisão geral do conteúdo da obra e destaques apontados pelos participantes da sessão.
|
|
|
| |
[Estudo III] #14 - Sentimentos que falam por nós
[29/06/2018] "Trazemos na consciência a convicção de que devemos nos empenhar em contribuir para a formação moral daqueles que nos são encaminhados."
|
|
|
| |
[Estudo III] #13 - Elucidando possíveis dúvidas
[22/06/2018] "Toda a equipe de evangelização tem características próprias. A nossa não é diferente."
|
|
|
| |
[Estudo III] #12 - Criatividade
[15/06/2018] "Foi a partir da observaçãp do que acontece na mente de quem age rotineiramente que Vygotsky elaborou suas explicações sobre criatividade"
|
|
|
| |
[Estudo III] #11 - Atividade compartilhada
[08/06/2018] "(...) nós não só devemos estimular tarefas compartilhadas, como também criar mecanismos para que elas sejam bem-sucedidadas."
|
|
|
| |
[Estudo III] #10 - Para além da linguagem oral e escrita
[01/06/2018] "A riqueza do material disponível na atualidade, sob a forma de diferentes linguagens, permite ao educador..."
|
|
|
| |
[Estudo III] #09 - O foco da consciência
[25/06/2018] "Em nenhuma das atividades que proponho, ou nos planejamentos que passam pelo meu crivo, realizam-se atividades apartadas da consciência."
|
|
|
| |
[Estudo III] #08 - Aplicação de conceitos consolidados
[11/05/2018] "Para se ter clareza dos motivos que nos levam a respeitar o ritmo do desenvolvimento cognitivo..."
|
|
|
| |
[Estudo III] #07 - Consolidação de conceitos aprendidos
[04/05/2018] "(...) os conceitos para serem realmente internalizados precisam ser aplicados".
|
|
|
| |
[Estudo III] #06 - Aprendendo conceitos a partir de vivências
[20/04/2018] "(...) fazer exposições e abusar da fala deixando os aprendizes passivos, pode até funcionar mas não é, certamente, a melhor forma de fazê-los aprender.” "
|
|
|
| |
[Estudo III] #05 - Teoria Histórico-Cultural: referência consagrada
[13/04/2018] "Julgo que, a despeito da sua matriz materialista, vale a pena nortear o ensino nas nossas instituições espíritas pela Teoria Histórico-cultural (...) "
|
|
|
| |
[Estudo III] #04 - O que há por trás das opções metodológicas
[06/04/2018] "..."
|
|
|
| |
[Estudo III] #03 - A flexibilidade do programa
[30/03/2018] "Em relação à flexibilidade, poderia citar inúmeros exemplos. O que escolhi se passou..."
|
|
|
| |
[Estudo III] #02 - Uma nova forma de pensar a evangelização
[23/03/2018] "Para fazer frente a esse desafio, precisamos criar novas formas de atrair esse público e mantê-lo..."
|
|
|
| |
[Estudo III] #01 - Desafios de hoje: são chegados os novos tempos
[16/03/2018] "Um trabalho tão valoroso e dignificante como esse não..."
|
|
|
SEGUNDO MÓDULO
No "segundo módulo", realizado entre 03/11/2017 e 02/02/2018, os 11 encontros semanais de debates e reflexões tiveram como base a obra de Tomaz Tadeu da Silva intitulada
Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo (Ed. Autêntica).
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo.
Belo Horizonte: Autêntica, 1999. 156 p. .
Os vídeos e materiais de apoio utilizados estão disponíveis na playlist do canal Educar+te e nos links abaixo:
| |
[Estudo II] #11 - Análise de uma proposta curricular para evangelização espírita
[02/02/2018] O que as teorias do currículo podem indicar a respeito da proposta curricular vivenciada por evangelizadores de duas casas espíritas da cidade de Florianópolis/SC?
|
|
|
| |
[Estudo II] #10 - Depois das Teorias Críticas e Pós-Críticas
[26/01/2018] "Depois das teorias (...) torna-se impossível pensar o currículo simplesmente através de conceitos técnicos..."
|
|
|
| |
[Estudo II] #09 - As Teorias Pós-Críticas
[19/01/2018] "Ao mesmo tempo em que a teoria educacional e curricular reconhecia, de forma crescente, a importância das questões..."
|
|
|
| |
[Estudo II] #08 - Basil Bernstein | Currículo oculto
[22/12/2017] ""Para Bernstein, o conhecimento educacional formal encontra sua ..."
|
|
|
| |
[Estudo II] #07 - Freire x Saviani | A "Nova Sociologia da Educação"
[15/12/2017] "(...) Paulo Freire desenvolveu uma obra que tem implicações importantes para a teorização..."
|
|
|
| |
[Estudo II] #06 - O currículo como política cultural: Henry Giroux
[08/12/2017] "Embora iniciando um pouco mais tarde do que Michael Apple, Giroux contribui de forma decisiva..."
|
|
|
| |
[Estudo II] #05 - A crítica neomarxista de Michael Apple
[01/12/2017] "Apple toma como ponto de partida os elementos centrais da crítica marxista da sociedade."
|
|
|
| |
[Estudo II] #04 - Contra a concepção técnica: os reconceptualistas
[24/11/2017] "Na perspectiva fenomenológica, o currículo não é, pois, constituído de fatos, nem mesmo de conceitos teóricos..."
|
|
|
| |
[Estudo II] #03 - Onde a crítica começa: ideologia, reprodução, resistência
[17/11/2017] "As teorias críticas do currículo efetuam uma completa inversão nos fundamentos das teorias tradicionais."
|
|
|
| |
[Estudo II] #02 - Nascem os 'estudos sobre currículo': as teorias tradicionais
[10/11/2017] "É nesse contexto que Bobbitt escreve, em 1918, o livro que irá..."
| |
|
| |
[Estudo II] #01 - Teorias do Currículo: o que é isso?
[03/11/2017] "(...) a utilização da palavra 'teoria' está muito amplamente difundida para poder ser simplesmente abandonada..."
| |
|
PRIMEIRO MÓDULO
O primeiro módulo do
"Educar+te Estudo" resultou na realização de 36 encontros para discussão da obra
A Educação Segundo o Espiritismo de Dora Incontri. Todas as sessões foram gravadas e transmitidas ao vivo pela internet, entre 27 de janeiro e 29 de setembro de 2017.
INCONTRI, Dora. Educação Segundo o Espiritismo. São Paulo, Editora Comenius.2006.
Os vídeos e materiais de apoio utilizados estão disponíveis na
playlist do canal Educar+te e nos links abaixo:
_____________________________________________
| |
Estudo #36 - A Educação Segundo o Espiritismo
(REVISÃO)
[29/09/2017] Revisão geral da obra e debate sobre os aprendizados e pontos de destaque...
| |
|
| |
Estudo #35 - A Educação Espírita
Unidade 4 / Capítulo 20 (Continuação)
[22/09/2017] Educação Mediúnica; A mediunidade como meio de aperfeiçoamento; A mediunidade como finalidade da educação...
| |
|
| |
Estudo #34 - A Educação Espírita
Unidade 4 / Capítulo 20
(Continuação)
[15/09/2017] Cenários da Educação Espírita; A existência; A família espírita; A escola e a universidade espíritas; Os centros e instituições...
| |
|
| |
Estudo #33 - A Educação Espírita
Unidade 4 / Capítulo 20
[08/09/2017] Definições possíveis; Espiritismo como Educação; A Educação Segundo o Espiritismo; O Ensino Espírita.
| |
|
| |
Estudo #32 - Cenários da Educação
Unidade 4 / Capítulo 19 (Continuação)
[01/09/2017] A família; A escola (mudança física, mudança organizacional, mudança pedagógica); Escolas exemplares; A universidade.
| |
|
| |
Estudo #31 - Cenários da Educação
Unidade 4 / Capítulo 19
(Continuação)
[25/08/2017] A família; A escola (mudança física, mudança organizacional, mudança pedagógica); Escolas...
| |
|
| |
Estudo #30 - Cenários da Educação
Unidade 4 / Capítulo 19
[18/08/2017] A família; A escola (mudança física, mudança organizacional, mudança pedagógica); Escolas exemplares; A universidade.
| |
|
| |
Estudo #29 - A Educação Estética
Unidade 4 / Capítulo 18
[11/08/2017] Aspectos da Educação estética (função indutiva, função criativa e função sociocultural); Problemas da Arte atual.
| |
|
| |
Estudo #28 - A Educação Intelectual
Unidade 4 / Capítulo 17 (Continuação)
[04/08/2017] Aspectos da aprendizagem; Potencialidades a serem desenvolvidas; Métodos (Estimulação e Contágio, O uso...).
| |
|
| |
Estudo #27 - A Educação Moral
Unidade 4 / Capítulo 16 (Continuação)
[28/07/2017] Aspectos da aprendizagem; Potencialidades a serem desenvolvidas; Métodos (Estimulação e Contágio, O uso...).
| |
|
| |
Estudo #26 - A Educação Moral
Unidade 4 / Capítulo 16 (Continuação)
[21/07/2017] Sessão especial com participação de Jaque Ramos (Florianópolis/SC). Debate do tema "Educação Sexual".
| |
|
| |
Estudo #25 - A Educação Moral
Unidade 4 / Capítulo 16 (Continuação)
[14/07/2017] As Leis Morais; Amor a Deus e ao próximo; O trabalho e o sentido de utilidade; A vontade do bem...
| |
|
| |
Estudo #24 - A Educação Moral
Unidade 4 / Capítulo 16
[07/07/2017] As Leis Morais; Amor a Deus e ao próximo; O trabalho e o sentido de utilidade; A vontade do bem; Métodos; A Educação Sexual.
| |
|
|
|
Estudo #23 - A Velhice
Unidade 3 / Capítulo 15
[30/06/2017] Velhice serena; E educação para a morte; A negação da velhice; Velhos manhosos; Envelhecimento e...
| |
|
|
|
Estudo #22 - A Maturidade
Unidade 3 / Capítulo 14
[23/06/2017] Maturidade física e psíquica; Os maduros imaturos; Os falsos maduros; Autoritarismo e conservadorismo...
| |
|
|
|
Estudo #21 - O Educando na Juventude
Unidade 3 / Capítulo 13
[16/06/2017] O caráter da juventude; A confiança nos mestres; A juventude atual...
| |
|
|
|
Estudo #20 - O Educando na Adolescência
Unidade 3 / Capítulo 12
[09/06/2017] A personalidade emergente, despertar da sexualidade, doenças atuais, apatia, massificação, drogas...
| |
|
|
|
Estudo #19 - O Educando na Infância
Unidade 3 / Capítulo 11
[02/06/2017] O período infantil revela um caráter geral, sobre o qual a individualidade de cada Espírito só tem uma influência...
| |
|
| |
Estudo #18 - O Pedagogo da Humanidade
Unidade 2 / Capítulo 10
[26/05/2017] As virtudes de Jesus, A pedagogia do Amor, A didática do Mestre...
| |
|
|
|
Estudo #17 - Grandes Educadores
Unidade 2 / Capítulo 9
[19/05/2017] Educadores Exemplares - Revisão e associação dos nomes estudados com a...
| |
|
| |
Estudo #16 - Grandes Educadores
Unidade 2 / Capítulo 9
[12/05/2017] Educadores Exemplares: Maria Montessori...
| |
|
|
|
Estudo #15 - Grandes Educadores
Unidade 2 / Capítulo 9
[05/05/2017] Educadores Exemplares, Flanagan (crença na recuperação), Korczak ("Defendei o...")
| |
|
| |
Estudo #14 - Grandes Educadores
Unidade 2 / Capítulo 9
[28/04/2017] Educadores Exemplares: Eurípedes Barsanulfo, Gandhi...
| |
| |
Estudo #13 - Grandes Educadores
Unidade 2 / Capítulo 9
[21/04/2017] Educadores Exemplares, Pestalozzi (afetividade), Allan Kardec...
| |
|
|
|
Estudo #12 - Grandes Educadores
Unidade 2 / Capítulo 9
[14/04/2017] Educadores Exemplares, Jan Amos Comenius, Johann Sebastian Bach...
| |
|
|
|
Estudo #11 - Grandes Educadores
Unidade 2 / Capítulo 9
[07/04/2017] Educadores Exemplares, Sócrates (Pai da Ética ocidental, maiêutica),...
| |
|
|
|
Estudo #10 - Grandes Educadores
Unidade 2 / Capítulo 9
[31/03/2017] As Mães, Educadores Exemplares, Sócrates, Comenius, Bach, Pestalozzi...
| |
|
| |
Estudo #9 - O Professor
Unidade 2 / Capítulo 8
[24/03/2017] Profissão e Vocação, Formação Pedagógica, Professor Espírita...
| |
|
| |
Estudo #8 - Qualidade do Educador
Unidade 2 / Capítulo 7
[17/03/2017] Autoridade Moral, Espiritualidade, Equilíbrio, Lucidez Espiritual, Capacidade de Observação, Humildade...
[Mais]
| |
|
| |
Estudo #7 - A Preparação dos Pais
Unidade 2 / Capítulo 6 - Continuação
[10/03/2017] A preparação para maternidade/paternidade, O Ideal de Família...
| |
|
| |
Estudo #6 - A Preparação dos Pais
Unidade 2 / Capítulo 6
[03/03/2017] A preparação para maternidade/paternidade, O Ideal de Família, O Namoro, O Aborto...
| |
|
| |
Estudo #5 - Requisitos do Educador
Unidade 2 / Capítulo 5
[24/02/2017] Amplitude do ser Educador e do ser Professor; A Autoeducação; O Amor às...
| |
|
|
|
Estudo #4 - Fundamentos da Educação
Unidade 1 / Capítulo 4
[17/02/2017] O que é Educação? Qual a finalidade da Educação? Qual o poder da Educação...
| |
|
|
|
Estudo #3 - A Criança
Unidade 1 / Capítulo 3
[10/02/2017] Aspectos da criança; Aspectos do desenvolvimento da criança; O Porquê da Infância; O Futuro da...
| |
|
|
|
Estudo #2 - Fundamentos de Psicologia
Unidade 1 / Capítulo 2
[03/02/2017] A interexistência (plano físico e plano espiritual; o sono; a soma de 'EUs'); Mediunidade em sentido amplo; Unidade do Ser (Espírito)...
| |
|
|
|
Estudo #1 - Natureza Humana
Unidade 1 / Capítulo 1
[27/01/2017] Conceito de homem; A tríade (ser animal, ser social e ser espiritual); Individualidade; Igualdade; Liberdade;...
| |
|